Quinteto de Metais de Nespereira
O Quinteto de Metais de Nespereira é um agrupamento que surgiu do gosto pela música e pela amizade de cinco nespereirenses, executantes da Banda Marcial de Nespereira, com vontade de experimentar novos géneros. É constituído por Micael Pereira e Tino Soares - trompetes, Manuel António Jorge - bombardino, Henrique Leitão - trombone e Bruno Magina - tuba. Embora ainda com pouca actividade, o quinteto já actuou em várias audições da Escola de Música em Nespereira e foi convidado a animar a festa de encerramento do ano lectivo da Creche e Jardim de Infância na localidade de S. Romão do Coronado, Trofa.
Fernando Ferreira e Sara Vilaça
Recital de Saxofone e Piano
Fernando Ferreira e Sara Vilaça são sem dúvida dos melhores executantes do pais nos respectivos instrumentos. O recital de saxofone e piano será certamente um momento único em Nespereira que ninguém vai querer perder. As suas carreiras e currículos falam por si. O saxofonista Fernando Ferreira é já um velho conhecido dos nespereirenses pela sua colaboração com a Banda Marcial de Nespereira, na qual integra o quadro efectivo de músicos. É mais uma razão para todos poderem apreciar a sua outra faceta como musico.
Fernando Ferreira iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música de Castelo de Paiva onde completou o curso de Saxofone, na classe do professor Paulo Martins.
Em 2001 obteve o 1º prémio no concurso “Olimpíadas Musicais” da já referida academia.
É licenciado em Saxofone pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, tendo recebido o prémio Eng.º António de Almeida, ano lectivo 2004/2005.
Frequentou cursos de aperfeiçoamento com os saxofonistas: Fabrice Moretti, Claude Delangle, Vincent David, Ed Bougard, Antonio Felipe Belijar, entre outros.
Tem colaborado com diversas orquestras, de onde se destaca a sua participação regular na Orquestra Nacional do Porto.
Em 2008 obteve o 1º prémio no I Concurso Nacional de Instrumentos de sopro “Terras de La-Salette” – Oliveira de Azeméis.
Frequenta o último ano do Mestrado em Música Para o Ensino Vocacional da Universidade de Aveiro.
Lecciona na Academia de Música de Castelo de Paiva e no Centro de Cultura Musical.
Sara Vilaça nasceu em 1989, em V.N. de Famalicão. Iniciou os seus estudos de piano, em 2001, no Centro de Cultura Musical, sob a orientação da professora Magda Marques, a partir de 2006 com o professor José Alexandre Reis, com quem concluiu o Curso Complementar de Piano com a classificação máxima em Piano.
Em Música de Câmara trabalhou com os professores José Ricardo Reis, Bárbara Francke e actualmente com Jaime Mota. Realizou master classes com os professores Tsiala Kvernadze, Joel Bello Soares, Constantin Sandu, Giuseppe Massaglia ,Vlad Dimulesco e Jimmy Lim. Em 2003 e 2004 obteve o 1º prémio no Concurso Juvenil de Piano do CCM. Em 2007 obteve o 1º prémio no Concurso CCM 2007 – Instrumento e Canto, e em 2008 obteve novamente o 1º prémio, com diploma de mérito.
Tem-se apresentado com regularidade em recitais a solo e de música de câmara. A sua actividade musical tem sido muito diversificada. Integrou a orquestra ARTAVE onde, como percussionista, trabalhou sob a direcção dos maestros Emílio de César, Ernst Schelle, Jean Béreau, Roberto Pérez e Luís Machado. Participou nas óperas A Bela Adormecida de Otorrino Respighi, O Auto de Coimbra de Manuel Faria, a Lenda das Três Árvores, A Floresta de Eurico Carrapatoso e o Aladino de Nino Rota. Como coralista tem realizado concertos com o Coro CCM.
Actualmente frequenta o3º ano da Escola Superior de Música e Artes do Porto com o professor Constantin Sandu. É pianista acompanhadora no Centro de Cultura Musical e Escola Profissional Artística do Vale do Ave.
Sem comentários:
Enviar um comentário