segunda-feira, 14 de março de 2011

Dia 10 de Abril

 

Turma de Formação Musical


A Formação Musical é uma disciplina indispensável para todos os jovens estudantes que pretendem evoluir na execução de um instrumento musical. Na Escola de Música da Banda Marcial de Nespereira o nível mais elevado da disciplina é orientado pela Prof. Liliana Leitão Rodrigues. Os alunos desta turma são já executantes da Banda. Durante as aulas procuram estimular as suas capacidades auditivas, rítmicas e sensoriais, assim como a sensibilidade musical.
Nesta participação, a turma vai destacar as leituras rítmicas, apresentadas de forma original e bastante interessante.


La Belle Époque

Orquestra Ligeira

Será com chave de ouro que se chegará ao encerramento da iniciativa "Domingos Musicais". A Orquestra Ligeira "La Belle Époque" faz jus ao romantismo que o nome sugere. Tem sido descrita por onde passa como "um show de Swing e de ambiente de festa"! Com uma formação baseada nas big bands americanas, constituida por instrumentos de sopro (trompetes, saxofones, clarinetes, flautas, trompas e trombones), guitarras eléctricas e acusticas, baixo, bateria, percussões e voz, o reportório promete ser variado e ao gosto de toda a gente. É dirigida pelo maestro António Pinheiro, natural de Crestuma - V. N. Gaia e ligado a vários projectos musicais.

A Orquestra “La Belle Époque” nasceu no início da década de 90 do século passado, no seio da Banda Marcial da Foz do Douro, sendo um caso pioneiro no mundo filarmónico, tendo como director artístico o conceituado maestro e compositor Afonso Alves.

Apresentou-se em locais tão distintos como hotéis, o Palácio da Bolsa (Porto), Museu do Carro Eléctrico (Porto), tendo actuado perante inúmeras personalidades nacionais e estrangeiras.

Depois de vários anos de intenso trabalho de projecção e divulgação da música ligeira, em finais da mesma década, a Orquestra é extinta.

Em Abril de 2009, um grupo de músicos da Banda Marcial da Foz, decide levar para a frente o projecto de criação uma Orquestra que se dedicasse exclusivamente à interpretação de música ligeira. Esse projecto foi apresentado à Direcção da Banda que acolheu prontamente a ideia, dando de imediato todo o apoio logístico necessário ao seu arranque.

Para além de elementos da Banda Marcial da Foz, a “La Belle Époque” conta com a colaboração de músicos de outras proveniências, geográficas e musicais, que, por afinidade com outros elementos da orquestra e com os objectivos a que esta se propõe, abraçaram com todo o entusiasmo este projecto, conferindo um carácter de maior ecletismo a esta formação.

Na data do primeiro ensaio submeteram-se a votação vários nomes para a Orquestra, tendo sido escolhido, por larga maioria, manter a ligação ao passado, ficando decidido que o nome seria “La Belle Époque”.

No primeiro ano do seu ressurgimento a “La Belle Époque” tornou-se uma referência no panorama musical da Cidade do Porto, realizando mais de uma dezena de concertos em locais tão diversos como Maia, Porto, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Vagos, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia, destacando-se duas actuações na Biblioteca Almeida Garret (Porto) e a participação na Maratona Internacional do Porto (2009 e 2010).

A “La Belle Époque” está preparada para a animação dos mais variados tipos de eventos, interpretando temas clássicos do Swing, Jazz, Rock, Pop e Música Latina.

Website: http://labelleepoque.bandadafoz.com

Sem comentários:

Enviar um comentário